Origem
A catira ou
cateretê é uma dança genuinamente brasileira. Ninguém sabe ao certo a
verdadeira origem dessa dança, alguns acreditam que foi uma mistura de várias culturas
como a africana, espanhola, indígena e portuguesa.
Dança
A dança, é
muito chamativa devido ao seu vigor e harmonia, compõe-se de palmateios e
sapateios ritmados, que os catireiros executam, em duas fileiras - uma em
frente à outra, formando pares.
Coreografia
Para começar o
Catira, o violeiro puxa o rasqueado e os dançadores fazem a "escova",
isto é, um rápido bate-pé, bate-mão e seis pulos. A seguir, o violeiro canta
parte da moda, ajudado pelo "segunda" e volta ao
"rasqueado". Os dançadores entram no bate-pé, bate-mão e dão seis
pulos. Prossegue depois o violeiro o canto da Moda, recitando mais uns versos,
que são seguidos de bate-pé, bate-mão e seis pulos. Quando encerra a moda, os
dançadores após o bate-pé- e bate-mão, realizam a figura que se denomina
"Serra Acima", na qual rodam uns atrás dos outros, da esquerda para a
direita, batendo os pés e depois as mãos. Feita a volta completa, os dançadores
viram-se e se voltam para trás, realizando o que se denomina "Serra
Abaixo", sempre a alternar o bate-pé e o bate-mão. Ao terminar o
"Serra Abaixo" cada um deve estar no seu lugar, afim de executar
novamente o bate-pé, o bate-mão e seis pulos". O Catira encerra-se com o
Recortado, no qual as fileiras trocam de lugar e assim também os dançadores,
até que o violeiro e seu "segunda" se colocam na extremidade oposta e
depois voltam aos seus lugares. Durante o recortado, depois do
"levante", no qual todos levantam a melodia, cantando em coro, os
cantadores entoam quadrinhas em ritmo vivo. No final do Recortado, os
dançadores executam novamente o bate-pé, o bate-mão e os seis pulos. Mas é
importante ressaltar que este é apenas UM DOS MUITOS FORMATOS existentes da
Catira.
Localização
Foi uma dança
muito usada pelos catequistas, muito conhecida e difundida entre os caipiras do
estado de São Paulo. Nas zonas litorâneas (desde Angra dos Reis até a baía de
Paranaguá) era dançado usando-se tamancos de madeira. Já nas zonas pastoris
(Barretos, Guaratinguetá, Itararé, sul de São Paulo e Minas, Norte do Paraná e
Goiás) usavam-se grandes esporas chilenas para retinir melhor o som. Em muitos
locais desses estados, a dança era executada com os pés descalços. O catireiro
procura sempre "pisar as cordas da viola", termo que designa
sincronia entre o toque do instrumento com o bater de pés e mãos.
(fonte: catira-dancafolcloricabrasileira)
A Todeschini se fundiu com o que há de mais rico
em nossa cultura e agora, exibe a identidade do Brasil não apenas em sua nova
coleção, mas no apoio e no apreço às raízes do Brasil, este país apaixonante.
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