quinta-feira, 20 de junho de 2013

Artesanato, a poesia das mãos. PARTE II


A riqueza artesanal do Brasil é ampla e todas as regiões expressam, sempre de uma forma criativa de talentosa, suas expressões artísticas manuais. 
O nordeste, região rica em cores vibrantes, alegria, poesia, fé e de um povo marcado pelo sofrimento e pela perseverança, exibe na cultura brasileira sua grande força no que se refere ao artesanato, através das mãos poéticas de uma gente apaixonante.
Devido à variedade regional nordestina de tradições de artesanato, é difícil caracterizá-los, mas destacam-se as redes tecidas e, às vezes, bordadas com muitos detalhes, os produtos feitos em argila, palha e madeira (por exemplo, da carnaúba, árvore típica do sertão), além das rendas, que ganharam destaque no artesanato cearense. Outro destaque são as garrafas com imagens feitas manualmente em areia colorida, um artigo produzido para ser vendido para os turistas. No Maranhão, destaca-se artesanatos feitos da fibra do buriti (palmeira), assim como artesanatos e produtos do babaçu (palmeira nativa do Maranhão).

Artesanato com Areia Colorida

Artesanato em Madeira

Artesanato em Argila

Chapéu de Palha

Renda de Bilro

Mulher Rendeira

Fonte: Arte, cultura e espiritualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário